top of page

Fotografias de Manuela Rabinovitch, na Casa Contemporânea, São Paulo

memórias de um convite ao corpo no tempo

CURADORIA CÉLIA BARROS E ELISA CASTRO

EXPOSIÇÃO ENCONTROS ÊXTIMOS

A obra "Memórias de um convite ao corpo no tempo" faz parte da exposição coletiva Encontros Êxtimos, cuja materialização é fruto de um processo de oito meses do grupo de acompanhamento artístico e desenvolvimento de projetos criativos em arte e saúde mental, com orientação de Célia Barros e Elisa Castro. A exposição esteve em São Paulo dos dias 30 de janeiro ao dia 09 de março, 2024, na Casa Contemporânea.

Foi a experiência vivida na instalação imersiva "Um convite ao corpo no tempo, que deu corpo a obra que carrega "Memória" no título.

Em Memórias de um convite ao corpo no tempo, trouxe a experiência daqueles que se inscreveram com a palavra e com o corpo no espaço-cabana exposto no Rio de Janeiro.

"A experiência é

fazedora de memória."

- Maria Rocha

Em São Paulo, um cenário interativo foi criado a fim de recordar e documentar as vivências na cabana e trazer um desdobramento poético das visitas à obra no Rio de Janeiro durante os meses de Dezembro e Janeiro (2023 - 2024).

Pesca Poética na cabana

- colhendo poéticas da oralidade na

obra "Um Convite ao corpo no tempo" -

Na tentativa de documentar a experiência na obra “Um convite ao corpo no tempo” (Casa da Escada Colorida, dezembro - janeiro - 2023, 2024), realizei a Pesca Poética na cabana. A Pesca Poética é um trabalho de escuta artístico-autoral que registra a experiência a partir da oralidade.

Durante a exposição, colhi palavras verbalizadas pelo público na busca de contornar o que era vivenciado no espaço oferecido. As palavras pescadas na cabana foram usadas para costurar a obra “Memórias de um convite ao corpo no tempo”, desdobramento poético do trabalho exposto no Rio. “Memórias de um convite ao corpo no tempo” esteve na exposição coletiva Encontros Êxtimos, na Casa Contemporânea (janeiro - março, 2024).

Essas são algumas - das muitas - palavras que foram pescadas durante todo o tempo da exposição. Vale dizer que todas foram escutadas dentro da cabana - e que o trabalho de escuta, nesse processo, foi todo feito dentro do espaço criado e oferecido ao público - o corpo-cabana.

bottom of page