top of page

Pesca Poética

trabalho de pesquisa e observação da palavra

eu sempre pesquei palavras
encantos poéticos de pessoas
(falas, expressões, silêncios, gestos)
 

o que fazer com essa mania de pescar? -

uma costura do percurso vivido -
uma curadoria de lembranças
marcadas pelas palavras.

A Pesca Poética é um trabalho de pesquisa e observação da palavra falada. O processo acontece a partir do acompanhamento de um grupo, ondese dá a partir do acompanhamento de um grupo, onde eu atuo como uma observadora-participante. Nesse espaço-processo, registro e pesco expressões poéticas, frases e palavras verbalizadas pelos pelos participantes durante os encontros - fotografando poéticas ali faladas. Presença, corpo firme, ouvidos abertos, sensíveis e atentos, são particularidades que essa metologia desenvolvida exige de mim como pesquisadora da voz falada. O resultado da Pesca Poética é a materialização de um trabalho artístico que reune todas as palavras/expressões/frases coletadas durante o processo. Usando o acervo de palavras fotografas, um projeto exclusivo é desenvolvido e entregue a cada participante do grupoA ideia surgiu com a visita a alguns cadernos e rabiscos antigos que usava durante aulas da graduação e cursos livres. Em cada página havia um espaço reservado - naquele contorno, eu anotava todas as frases e palavras que me tocavam. Reuni todo esse material e percebi que essa era uma ação frequente: pescar encantos poéticos de pessoas. A Pesca Poética pode acontecer em qualquer processo vivenciado por um grupo:

oficinas, coletivos, cursos, imersões, aulas, laboratórios, entre outros. "Cultuar o que o verbo, por mais que tente, não fala"- coloquei essa frase em um texto escrito há alguns anos atrás. Me toca - forte - até hoje. Para a pesca poética , ouso complementar com o som: "cultuar o que o verbo, corajosamente, fala." Posso dizer, assim, que o objetivo do trabalho é reconhcer e honrar a voz, a palavra falada, os desdobramentos da mesma, os gestos que a acompanham e as subjetividades em torno dela. Dessa forma, o trabalho final, que reúne em um corpo todas as vozes pescadas, tem por objetivo dar corpo ao processo vivido e contar a experiência através das palavrras registradas. Além disso, o material visa ser um corpo de memórias do precsso - um espaço concreto de memória íntima, um corpo para ser revisitado quando necessário, um espaço para busca de referências, lembranças, inspirações em nossas proprias palavras, entre outros. Eu honro os espaços coletivos que nos possibilitam alcançar falas potentes e necessárias. Como sempre digo, seguirei com os ouvidos atentos às entrelinhas de cada palavra, gesto, movimento e silêncio, usando-os como fonte criativa e precursora de novos caminhos e possíveis futuros.

O trabalho registra o que
é dito, e muitas vezes,
não é percebido.

É a escuta do que reside
nas entrelinhas.
Nas brechas.
Nos espaços-entres.

Uma forma de registrar o que
acontece no íntimo do encontro.

Em um dos grupos que estava acompanhando, uma das participantes perguntou “como contamos o que aconteceu aqui?” Um dos objetivos da Pesca Poética é dar conta de registrar e contar o que é vivido no íntimo do encontro através da palavras pescadas.

a Pesca Poética busca somar e enriquecer a experiência

escutar e registrar a palavra falada

criar um material que simboliza o processo

contar o que aconteceu nos encontros
usando as vozes pescadas

criar um corpo-memória do que foi vivido

valorizar as histórias individuais e aquelas que surgem ao estarmos em coletivo

uma pescaria de palavras
que surgem do coletivo

Acompanhamento

Reunião das palavras
registradas

Elaboração do
trabalho artístico
utilizando as
palavras pescadas

Materialização
e entrega

P e r c u r s o   P o é t i c o

Palavra, escuta e registro. Fase de acompanhamento do grupo, onde as palavras/frases/expressões são registradas. O tempo do acompanhmento depende da duração do grupo em processo.

Com a finalização dos encontros, as palavras registradas são reunidas para que o trabalho artístico possa ser desenvolvido.

Fase de construção do material artístico. Vale ressaltar que o contratante pode optar por não elaborar um projeto artístico. Nesse caso, é enviado um documento (PDF) com todas as vozes coletadas.

Entrega do material criado, exclusivamente para os participantes do grupo. O compilado artístico visa ser um corpo de memórias do que foi vivido. Um espaço onde podemos retornar, cotidianamente, em busca de referências, inspirações, reflexão, entre outros.

materialização do processo: corpo de memórias

O que é?

A pesca poética é um trabalho de pesquisa e observação da palavra falada.

Como?

A partir da metodologia criada, o processo acontece a partir do acompanhamento de um grupo, onde eu atuo como uma observadora-participante. Nesse espaço-processo, registro e pesca expressões poéticas, frases e palavras faladas verbalizadas pelos participantes durante os encontros.

Onde?

A Pesca Poética pode acontecer em qualquer processo vivenciado por um grupo: oficinas, coletivos, cursos, imersões, aulas, laboratórios, entre outros.

Para que?

O objetivo é reconhcer e honrar a voz, a palavra falada, os desdobramentos da mesma, os gestos que a acompanham e as subjetividades em torno dela. Além disso, o intuito da pesca é a criação de um projeto artístico que reúne as falas pescadas. Dar corpo ao processo e contar o que foi vivido usando as palavras registradas.

Agenda aberta para pescar!
Sintam-se à vontade para entrar e contato.

trabalho de pesquisa e observação da palavra

bottom of page